Organizando a vida financeira

Boa noite, meus nobres leitores que não sei se existem, mas que são muito bem vindos. Tudo bem com vcs? Espero que sim. Eu tinha vários assuntos pra tratar com vcs hoje, mas escolhi falar de como foi o meu dia.

Eu sou assinante da Bastter.com como todos vcs sabem e sigo os ensinamentos do mestre e líder espiritual Maurício Hissa. Brincadeiras à parte, muito do que eu aprendi na vida financeira foi com o site e, inclusive, todos os problemas que eu tenho hoje com investimento em opções vem dessa época.

Com o tempo eu falo com vcs quais são esses problemas.

Além de ter um conteúdo de alto valor agregado, valendo cada centavo do investimento, o site conta com a ferramenta Bastter System que é sensacional para vc ter uma visão geral dos seus investimentos mas, também, para que vc possa fazer seu imposto de renda.

E eu estava meio reticente de atualizá-la. Eu até poderia dizer que estava com preguiça, mas não seria completamente verdade. Eu fico meio desconfortável em entrar lá e ver que estou “falhando” com a minha filosofia pessoal de investimento.

Mas, enfim, eu estou construindo uma forma de fazer funcionar um híbrido dos dois esquemas. Ainda me bagunça muito a cabeça lidar com ambos, mas acho que há formas de encaixar os dois, ainda que algumas pontas fiquem de fora.

Com o tempo, eu vou limando e encaixando dentro de uma estratégia única, em que vc usa o melhor dos mundos para fazer seu capital crescer de maneira calma e ordenada.

O que eu tenho feito de “errado”, então, que me faz sentir meio envergonhado ao entrar no Bastter System?

Como mudar regras bagunça sua cabeça

Se a regra não te ajuda, mude a regra

Durante muito tempo eu apenas segui a filosofia Bastter e que, sem sombra de dúvida é ótima para iniciantes. Ela faz com que sua vida fique muito mais simples, libere tempo da sua vida pra coisas que importam, não te deixa ficar na frente de um computador por muito tempo, entre tantas outras vantagens.

Em 2016 meu irmão fez um curso com um membro do site muito respeitado e, adivinhem, o curso era de OPÇÕES! Como assim se o Bastter não segue mais esse caminho? Que ele não é mais aceito como um caminho bom dentro dos preceitos do site? Se ele atrapalha seu caminho em direção a um lugar melhor nos investimentos?

Pois é. Na época eu era extremamente iniciante e peguei uma dica ou outra com meu irmão e segui exatamente o que ele me falou. E não foi uma orientação ruim. Tirei bons louros desse tempo. Mas não sabia absolutamente nada desse mercado.

Mas, assim como meu irmão, eu parei de gastar dinheiro comprando ativos e passei a apenas guardar dinheiro na renda fixa para poder fazer venda de PUT. Nem venda coberta eu fazia, porque não sabia o princípio e como um HOLDER raiz, eu não vendo, só compro.

Ainda guardava a filosofia como adequada, pois os pilares eu seguia e, na época, até seguia os quadros dentro da própria Bastter.com que ajudava a controlar as operações.

Enfim, isso mudou. Passou-se a demonizar as opções dentro do site e não ter esse apoio.

Não me abalei, mas passei a operar menos, já que eu não sabia como obter essas informações. Além disso, por causa de uma coisa que irei falar aqui muito ao longo do tempo que postar, eu estava sem capital para fazer operações.

Quem faz operações com opções sabe que era possível não parar nunca com as operações, podendo fazer Vendas Cobertas bem seguras, longe do dinheiro, mas essa é outra história.

Decidi, então, apostar em FII, algo que em 2019 estava começando a surgir como uma opção boa de investimento, mais segura que ações, que te paga dividendos mensais, enfim, um investimento em imóveis com vantagens.

E lá fui eu estudar muito e não me arrependo. Mas lembra da filosofia? Pois é. Também.

Quando em 2020 vem o Corona Vírus, causa essa zona toda que até hoje não andou direito ainda, eu comecei a valorizar mais a reserva de emergência, que eu consegui equalizar muito bem, mas eu achava pouco e queria aportar.

Comprei alguns ativos, vendi outros (opa, comecei a sair da filosofia), mas estava completamente por fora de como estava funcionando o mundo.

Até que decidi (não sei por qual motivo, mas…) voltar a estudar opções e, com isso, aprendi. Finalmente eu tinha ferramentas pra fazer um movimento mais agressivo nesse campo, conhecendo melhor os problemas, as vantagens, as merdas.

Comecei a operar, fiz várias merdas de iniciantes, e estou onde estou hoje, muito melhor, com mais conhecimento e, acho, fazendo valer o trabalho de estudo e financeiro que investi.

Mas, ao operar com opções, vc quebra MUITO a filosofia Bastter, ainda mais com investimentos mensais. Vc tem que definir muitas coisas que são da análise técnica, coisa de trader.

E aí vem na minha cabeça que isso é coisa de sardinha e blá blá blá.

Porra, mas se eu estou operando em um mercado que isso é importante, talvez seja a hora de aceitar que, para quando eu operar nesse mercado, eu preciso ser capaz de definir esses parâmetros.

E isso me traz uma confusão mental muito grande, já que bate de encontro com a ideia de só olho uma vez a cada 3 meses e vejo se está bom e vou viver a vida.

E é MUITO mais divertido ficar fazendo o que estou fazendo, ainda mais estando dentro de casa, ainda de quarentena (ainda que mais flexibilizada).

Mas também não aceitar esses parâmetros faz vc se foder como me fodi esse mês por causa da porra da UAGANÂNCIA!!!!!

Eu preciso criar regras que seja adequadas para cada momento de investimento, que possa flexibilizar a ideia de que vc é sardinha se faz algo diferente do que os caras fazem e dizem.

Não é uma questão de provar nada pra ninguém, é simplesmente vc respeitar a ideia do outro e faer seu jogo, sabendo que a responsabilidade é sua se vc se foder.

Mas isso mexeu muito com a minha cabeça e estou começando a ver isso de uma forma mais reflexiva, mais adequada, sem ficar encucado demais.

Avalie sempre se sua cabeça está organizada, evitando dogmas que se chocam e que se vc não superá-los vai tomar decisões erradas.

Então, uma das formas de organizar a vida é saber como ela está e foi aí que comecei a organizar minha vida financeira hoje e comecei a refletir sobre vários assuntos que acho que são bastante relevantes e que me fizeram querer escrever esse post, até porque vão me ajudar a organizar minha vida futuramente.

Como a organização pode te ajudar

Um olhar sobre as coisas pode fazer muita diferença

É uma coisa difícil para um TDAH organizar sua própria vida, sem que ele esteja medicado ou tenha criado, por meio de ajuda terapêutica, um sistema próprio de condução de sua vida. E eu tenho os dois, ainda que nem sempre eu esteja com meu medicamento em dia.

Há teorias que dizem que o Caos não é tão caos assim, mas não se trata disso agora. E, claro, o texto vai acabar tendo uma nuance de aproveitamento de tempo e eficiência, já que estou lendo o Princípio 80×20 de Richard Koch, gentilmente cedido pelo le livros, e ele já me fez tentar achar os princípios que organizam essa questão.

Mas não quero estender demais o texto. Ainda que ninguém vá lê-lo a contento e eu não me preocupe com a opinião das pessoas, sempre haverá espaço para falar sobre isso em outro momento. Mas é de suma importância também para os investimentos.

Eu não sabia o quanto de FII eu tinha, se tinha entrado em todas as subscrições, se estava recebendo os dividendos, quanto estava recebendo e essa organização da vida me fez ver o quanto já estou ganhando com esses ativos.

Também me fez ver que, mesmo eu tendo vendido uma parte significativa dos FII quando me desfiz de FAED11 (Maluco, a melhor coisa que eu fiz), com o preço nos mesmos moldes que no começo da pandemia e ainda ter tido lucro com a utilização da grana para venda de PUT.

Também me fez rever as quantidades de ações que eu tenho em cada ativo, o quanto desbalanceado estão as quantidades de cada uma, quanto está o meu preço médio em várias delas, além de várias outras coisas.

Também me fez ver que a CLEAR amada fez uma merda na minha subscrição de RECR11 e que ainda não vi o valor disso.

Também pude ver o quanto eu tenho pra trabalhar em termos de renda fixa, podendo alocar meus recursos em vendas de PUT tranquilo dentro daquele cenário que eu estou estabelecendo.

Também vi que até o momento a quantidade de dividendos que foram distribuídos em quase todos os meus ativos somam um valor de quase 1K por mês, valor perseguido por muita gente.

Também organizei a minha planilha de quantidades totais de ações e vi que ainda tenho muito poucas, sem alavancagem excessiva e só de empresas confiáveis.

Também me fez ver que a minha posição em FII está muito desbalanceada, o que justifica que eu possa ficar fazendo vendas de PUT enquanto eu faço esse equilíbrio, não sendo um problema se eu for exercido e tiver que adquirir aquelas ações em decorrência da sua queda.

Também me fez ver a quantidade de dinheiro que eu tenho parada na corretora, deixando esses félas ganharem dinheiro com um dinheiro que está simplesmente parado sem utilização adequada nenhuma. E eu sei que eles ganham dinheiro, já que eu já tinha visto isso em algum lugar, mas depois do vídeo do sardinha eu tive certeza. Pra quem quiser saber como vc é roubado pelas corretoras, dá uma olhadinha nesse vídeo aqui.

Ou seja, uma boa decisão é poder usar essa grana para justamente ganhar mais, de alguma forma, seja colocando na renda fixa e colocando de garantia para operar ou comprando ativos e os usando de uma forma produtiva.

De qualquer forma, esse dinheiro tem a função de me dar suporte nas operações com PUT, que precisam de lastro e se eu for exercido de alguma forma, eu preciso honrar o compromisso.

Também me organizou a ver que um valor de 30k na poupança faz vc ganhar R$ 59,00. Ainda que obviamente isso não seja realmente um problema pra mim, já que a ideia é realmente ter liquidez para usar a sua reserva de emergência quando for necessária, mas é brutal perceber o quanto isso te faz ficar na mão do governo, dando dinheiro para esses caras de pau.

Também me fez pensar se eu deveria completar o lote das ações que eu tenho pra poder fazer a venda de Strangle como dividendo sintético dobrado. Eu ainda resisto a isso, mas não deixa de fazer sentido. Por exemplo, MDIA3 eu tenho 123 ações. Se eu completasse a quantidade eu poderia fazer uma venda coberta de 200, ganhando a fortuna de 0,48%. É pouco, mas lembra que ela ia ficar parada, não rendendo nada e que a poupança rende, hoje, 0,24? É o dobro que diz?

Também me fez ver que algumas operações que fiz pra agosto, apesar de estarem bastante longe, já estão derretendo, podendo gerar um ganho significativo muito antes do esperado.

Também me fez pensar sobre os investimentos que eu posso fazer, quais os riscos, como ajustar a filosofia de aquisição de ativos do Bastter com o uso de opções pra remunerar a carteira.

QUAL A CONCLUSÃO DE TANTA PERCEPÇÃO, AFINAL?

A maior conclusão é que estou seguindo pelo caminho certo, ainda que nem sempre eu acredite nisso. Mas ao organizar sua vida as evidências se apresentam fortemente e contra fatos…

Posso dizer que chego agora, nessa hora, um pouco mais tranquilo. Não há realmente como as coisas serem perfeitamente encaixadas nesse mundo. Eu terei que transitar no meio dos dois mundos, aceitar o que precisa que seja aceito e fazer as melhores escolhas.

Nem sempre as melhores escolhas são intuitivas. A bem da verdade elas não são intuitivas. Mas a matemática do juro composto é implacável, pro bem ou pro mal.

Também me fez ver que a minha estratégia, ao longo dos anos, foi muito acertada. Conservadora em uma medida bem interessante, recheada de algum risco controlada e que, ultimamente, mesmo com o risco aumentado, está sendo feita de forma corretamente “conservadora.

Enfim, satisfeito com o resultado da organização. Não sei se hoje ou amanhã, mas irei fazer o pagamento de DARF que tenho que fazer (mesmo que ache que tem coisa errada) e ver quais são os lucros reais que eu venho tendo com as minhas operações.

Eu não vou começar nenhuma operação de THL nova no momento. Vou fazer as operações mais conservadoras por enquanto. Posso até mudar de ideia com as THL mais curtas, que vi que podem me ajudar com a compra de CALL mais longa, esperando uma subida grande das ações.

Mas a porra da CALL tá muito cara, com volatilidade alta pra cacete, quase não dá oportunidade. Mas essas mais curtas talvez valha a pena. E, se as ações explodirem, estar com uma CALL comprada enquanto vc vai fazendo venda coberta pode ser uma boa saída.

Acho que já escrevi demais, ainda que cada um dos assuntos possa gerar um texto inteiro. Poderia colocar mais assuntos e organizar mais meu texto, mas acho que já atendi ao meu objetivo.

Organizar te faz ter uma visão melhor para tomar melhores escolhas.

Valeu!!!

Deixe um comentário